montetabor.org.br

CONTATO

AVISO DE PRIVACIDADE

Fachada do CTDV, em Pau da Lima. Foto: Comunicação Monte Tabor

O Centro de Tratamento de  Doenças Venosas – CTDV é uma unidade ambulatorial inaugurada em julho de 2018 para atender pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde para diagnóstico e tratamento nas áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular, por meio da utilização da técnica de Escleroterapia de Varizes com Polidocanol, além da realização de Ultrassonografia com Doppler, consultas e curativos.

O CTDV conta com uma estrutura que foi totalmente construida e adaptada, possibilitando a ampliação do Programa de Atenção Integral ao Paciente com Doença Venosa Crônica – PAI e a possibilidade de dobrar sua capacidade de atendimento. Além do tratamento de escleroterapia com espuma para os portadores de varizes e/ou úlceras venosas, o programa também tem como objetivo realizar a capacitação teórico-prática de profissionais da rede municipal e articular o programa com a rede básica de saúde do município no matriciamento das ações, racionalização do uso de recursos e boas práticas no manejo de pacientes com doença venosa, aumentando a proficiência da rede municipal.

Realização de curativo. Foto: Comunicação Monte Tabor

Muitos dos pacientes encaminhados ao CTDV estavam afastados ou aposentados por invalidez (causa: varizes e úlceras venosas). Após algumas semanas de tratamento, normalmente, retornam para o convívio social podendo voltar a exercer as suas atividades profissionais. O tratamento demonstrou-se seguro, eficaz e de baixo custo, atestando com o que buscamos em política de saúde pública e de custo-minimização.

A unidade funciona na periferia de Salvador e presta atendimento 100% SUS, após investimentos com recursos próprios para adequar a estrutura física, equipamentos, aquisição de elevador, em estrutura humanizada que conta com uma equipe de 6 médicos especialistas na técnica pioneira de escleroterapia, 6 profissionais de enfermagem e 11 administrativos e apoio operacional.

O CTDV conta na estrutura física com uma recepção, três consultórios médicos, uma sala de curativos com quatro estações, uma sala de procedimentos, salas de serviços de apoio e administração.

O CTDV está funcionando desde Julho/2018 e em constante aprimoramento para novas possibilidades na assistência da população que mais precisa e que sofre com as varizes e úlceras venosas. O programa já comtemplou aproximadamente 5.000 soteropolitanos desde o seu início.