montetabor.org.br

CONTATO

AVISO DE PRIVACIDADE

Sede do Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasilieiro do Promoção Sanitária. Foto: Arquivo Monte Tabor

O Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, fundado em 6 de agosto de 1974, pelo professor e sacerdote italiano D. Luigi Maria Verzé, é uma associação sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistencial, com sede em Salvador-BA, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, reconhecida de utilidade pública pelos governos federal, estadual e municipal.

A instituição desempenha suas atividades inspirada no mandamento evangélico “Ide, ensinai e curai” (Mateus 10.8), atuando conforme o conceito cristão de Medicina e de Assistência, explicitado no Art. 4º de seu estatuto, que diz:

“Art. 4º – O Monte Tabor Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária tem por finalidade:

  • I. criação e manutenção de estabelecimentos médico-hospitalares e assistenciais;
  • II. realização de cursos de formação profissional;
  • III. formação de pessoal especializado em instituições na área da saúde e assistencial, inteiramente inspirado no mandamento evangélico “CURAI OS DOENTES” (Mt. 10.8), assimilando e colaborando com as iniciativas eclesiásticas e legais dentro de um conceito cristão de Medicina e Assistência;
  • IV. desenvolvimento da assistência médico-hospitalar;
  • V. desenvolvimento do ensino e da cultura científica;
  • VI. formação espiritual;
  • VII. atendimento às camadas sociais menos favorecidas, de acordo com os princípios deste estatuto;
  • VIII. promoção do voluntariado.
Milano, San Raffaele, panoramica della struttura ospedaliera

A preocupação com as questões sociais que assolam o planeta era uma característica marcante que ajudou a formar a personalidade do professor e sacerdote italiano, Luigi Maria Verzé, desde a sua infância.  A vontade de operar mudanças e promover o desenvolvimento social e humano só era menor que a crença na necessidade de edificação, em todo o planeta, do homem integral,  à imagem de Deus, uma busca perseguida até hoje, fazendo da Medicina definitivamente um dos principais elos entre a ciência e o sacro. Assim, se ordenou sacerdote aos 28 anos e transformou a mensagem “Ide, Ensinai e Curai” em uma bandeira de vida. A batalha começou na Itália com a criação de centros de assistência, que permitiram, décadas depois, o surgimento da Associazione Monte Tabor, dando vida à Fondazione San Raffaele e, consequentemente, ao Ospedale San Raffaele. Em seguida, fundou a Universidade Vita-Salute e o DIBIT (Departamento de Biotecnologias), em Milão.

Milano, San Raffaele, panoramica della struttura ospedaliera

As ações de D. Luigi Verzé ultrapassaram as fronteiras da Itália e, em meados da década de 1970, chegaram ao Brasil. Com a ajuda das Sigillis, fundou o Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, na Bahia e revolucionou a medicina local. A partir de então, as conquistas não pararam mais. Em 1980, foi fundado o Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia, em 1985, foi a vez de inaugurar o Poliambulatório, com Centro Diagnóstico e, no início da década de 1990, o Monte Tabor inaugurou o Hospital São Rafael.

Atualmente, este hospital mantém a tradição do serviço médico de excelência oferecido pelas instituições europeias. Além do Hospital São Rafael, o Monte Tabor já geriu na Bahia, o Hospital 2 de Julho, as Unidades Fleming, Garibaldi e Onco, além do Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro, em Salvador, a Unidade São Rafael Vilas, em Lauro de Freitas, na região metropolitana,  e  o Hospital Ana Mariani, na Barra-Ba.

Hospital 2 de Julho, no bairro de Pau da Lima, Salvador-BA. Foto:Arquivo Monte Tabor

Como Organização Social, o Monte Tabor  colaborou com o Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador na gestão e administração de estruturas públicas, como o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães , em Porto Seguro (até 31/08/2015), o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, e a Unidade de Emergência São Marcos, em Salvador, até 2016.

No campo da pesquisa, o Monte Tabor foi responsável, em 2009, pela criação do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael, um dos oito Centros de Terapia Celular credenciados pelo Ministério da Saúde para o manejo de células-tronco em nível de boas práticas de manufatura (GMP – good manufacture practice).

Todas estas conquistas comprovam a referência nacional em assistência, ensino, pesquisa e participação social do Monte Tabor na Bahia.