Na missão de levar saúde à população mais carente e esquecida pelo Estado, médicos, enfermeiros e residentes do São Rafael enfrentam, a cada 40 dias, mais de 12 horas diárias de trabalho em uma região inóspita no sertão de Barra – oeste baiano. No início, a missão assumida por Frei Benjamin, a pedido de Dom Itamar Viana, (na época, Bispo de Barra) era vencer a hanseníase que assolava a região. No combate à lepra, que colocou médicos ligados ao São Rafael e frei cara a cara com as populações mais carentes da Bahia, novas frentes de batalha tiveram de ser abertas. Na busca da saúde e do homem integral, capaz de elevar o homem à imagem de Deus, as equipes coordenadas pelo Monte Tabor/São Rafael foram ampliadas, ganharam reforço de gente, medicamentos e tecnologia, aumentaram o número de visitas à Barra e, após vencer a hanseníase, focaram a luta no enfrentamento à escabiose, diarréia, hipertensão, desnutrição, desidratação e tantas outras enfermidades provocadas, na maioria das vezes, pela ignorância, miséria e crenças equivocadas. Uma guerra que ainda está longe do final, mas que, em 14 anos de batalha, conseguiu acumular muito mais vitórias – como ao salvar as vidas de José e Damião – do que derrotas.
A Missão Barra, ao longo dos anos, consolidou o seu trabalho e, hoje, faz um atendimento itinerante. Atualmente, abrange oito comunidades, quatro a cada visita. Numa rota presta atendimento às áreas de Wanderlei, Curralinho, São Gonçalo e Limoeiro, e, na outra às áreas de Santo Antonio, Olho d’ Água, Umburana e Sucuruiu. Dessa forma, as comunidades dos dois grupos recebem os voluntários da Missão a cada quatro meses. Mais de 64 mil atendimentos já foram realizados em 19 anos de Missão Barra, um trabalho realizado por especialistas das áreas de Clínica Médica, Pediatria, Oftalmologia e Ginecologia, além de técnicos e enfermeiros, que transformou a vida da população carente daquela região.
Em 2007, o Monte Tabor/Hospital São Rafael deu mais um importante passo para levar assistência médica de qualidade aos moradores do município e arredores. Ao reformar e equipar o Hospital Municipal Ana Mariani, localizado na cidade, transformou visitas quase que bimestrais em atendimento permanente e de qualidade. Os anos de sucesso, cura e atendimento humanizado da missão Barra estão mexendo com a expectativa da população em relação ao novo hospital. “