Da pequena Illasi para o mundo
Luigi Maria Verzé nasceu no dia 14 de março de 1920, na pequena Illasi, cidade da região do Veneto, província de Verona, norte da Itália. Filho de Emílio Verzé e Lucilla Bozzi, saiu de casa aos 12 anos de idade para ingressar no seminário. Ainda jovem manifestou preocupação com os problemas sociais, os quais resolveu dedicar a sua própria existência, fundando diversas obras na Itália e no mundo.
Formação em Filosofia
Luigi Verzé concluiu o ensino médio em 1939. Posteriormente, ingressou na Universidade Católica de Milão para estudar Letras e Filosofia, onde formou-se três anos depois com a tese de láurea em filosofia: “Cristo, o verdadeiro reformador social”. A obra faz refletir sobre o pensamento de D. Luigi – “O corpo social é o corpo de Cristo”, e redescobrir prodigiosa atualidade da pregação de um dos mais importantes padres da Igreja: San Giovanni Crisostomo. O livro foi reeditado em 2009 pela Editora San Raffaele.
Sacerdote aos 28 anos
Luigi ordenou-se sacerdote da Obra Don Calabria, em Verona, e celebrou a sua primeira missa em Illasi (VR), em 23 de março de 1948.
“O que retribuirei ao Senhor, por tudo aquilo que ele me deu? A existência, a família, a revelação, a Igreja, o Sacerdócio, a Obra Monte Tabor – São Rafael com os milhares de rafaelinos, todos os divulgadores da Medicina Sacerdócio de Cristo, o Deus que padece. Obrigado! O meu agradecimento será a minha eternidade, ó meu Senhor”. (D. Luigi)
Cardeal Ildefonso Schuster
Ildefonso Schuster era o Cardeal de Milão em 1950 e um dos grandes incentivadores da Obra Monte Tabor. Foi ele quem deu a D. Luigi, em 1950, a missão de construir um hospital cristão. Em 1958, foi fundado o Centro de Assistência Hospitaleira São Romanello. Dois anos depois, mais precisamente no dia 5 de julho de 1960, D. Luigi Verzé apresentou ao Cardeal Montini (que mais tarde se tornaria o Papa Pio VI) o projeto do Hospital San Raffaele de Milão, que teve a pedra fundamental lançada em 1969.
Giovanni Calábria
Beato italiano da província de Verona, D. Giovanni Calábria foi um dos grandes mestres de D. Luigi e estimulador da Obra San Raffaele. Ele dedicou sua vida exclusivamente a Deus e aos jovens. Ficou conhecido no mundo por causa da fé que possuía na Providência Divina ao cuidar daqueles que mais precisavam.