montetabor.org.br

O Programa Socioeducativo Nova Esperança nasceu do sonho de Dona Isabel Oliveira da Silva, que há em… (31 anos) fundou a Associação Amor ao Próximo para atender uma parte das crianças da comunidade. Sem qualquer ajuda do governo, Dona Bel, como é carinhosamente chamada, manteve a creche apenas com o dinheiro que ganhava como costureira e com pequenas doações que recebia de moradores de Nova Esperança. Quando ela conheceu Laura Ziller, à época vice-presidente do Hospital São Rafael, as coisas começaram a mudar. Ciente da total carência de políticas públicas na região e da quantidade de crianças e de jovens sem perspectiva de futuro, o Monte Tabor promoveu e financiou a construção de importantes obras para o bairro.

Em 1990, o Monte Tabor construiu a Escola Comunitária, depois fundou o Centro de Artesanato Laura Ziller (1996), a Igreja São Judas Tadeu, e, em seguida, a Creche Amor ao Próximo (1998).

Hoje, mais de cem crianças estão matriculadas na creche e no Projeto Talentos para o Futuro, que incentivará e acompanhará 30 crianças até o ensino superior. Uma ação que, sem dúvida, mexe muito com o futuro da comunidade, mas que, embora poucos percebam, é decisiva, também, para o presente das crianças e das mães que vivem em Nova Esperança. “Quando atrelamos a existência da creche à capacitação das mães no Centro de Artesanato, houve um aumento no orçamento das famílias, pois viabilizamos que esta mulher trabalhe e seja remunerada por isso”, afirma Dona Bel.

Outra ação que mexe com a vida de Nova Esperança é a realização da Feira da Saúde. O evento ocorre uma vez ao ano e, de uma forma lúdica, a conquistar crianças e pais, oferece aos moradores exames de sangue, medição das taxas de colesterol e de glicemia e eletrocardiograma. Durante a Feira, as crianças também podem colocar em dia a vacinação e aprender a melhorar a higiene pessoal enquanto brincam construindo carrinhos de garrafa pet, reciclando o lixo e se divertindo no embalo dos grupos de dança e de capoeira e participando de peças teatrais.

A contribuição de entidades e de famílias italianas e do Rotary Club Sto. Antônio, possibilitou a ampliação da Creche e do artesanato (2004) e a reforma da antiga escola comunitária (2006). A nova estrutura está preparada para os cursos profissionalizantes (elétrica, hidráulica e marcenaria) e a aquisição de computadores para o curso de informática e biblioteca, preparando os jovens para o mercado de trabalho. A participação e a colaboração constantes da comunidade, eleva a auto estima e a escola de cidadania.