A Associação Sigilli é uma associação de fiéis leigos, formada por mulheres e homens, cristãos católicos, fundada pelo querido e saudoso sacerdote D. Luigi Maria Verzé, em 1966, em Verona – Itália. Esta associação, como tantas outras, possui uma missão e um carisma específicos, ou seja, tomar como projeto de vida as palavras de Jesus “Ide, ensinai e curai”, através da transfiguração da Medicina em sentido amplo.
Sigillo, palavra italiana que significa selo ou marca, foi o nome escolhido por D. Verzé para designar aqueles que foram marcados por Deus para uma missão dentro da Obra Monte Tabor. Já a palavra carisma, significa graças especiais concedidas pelo Espírito Santo às pessoas que, por sua vez, se tornam comprometidas na Igreja, e fora dela, com o bem dos seres humanos e as diversas necessidades do mundo. Carisma, portanto, é algo dinâmico e dinamizador, capaz de contagiar outras pessoas no mesmo empenho e atualizar os ensinamentos de Jesus para o nosso tempo e as necessidades hodiernas. O Carisma Sigilli procura viver a dimensão do IDE como vocação missionária, como solidariedade com os mais sofredores, no sentido de resgatar a plenitude do ser humano enquanto imagem e semelhança de Deus.
A Obra deixou marcas significativas em vários locais na Itália, no Brasil, no Chile, no Tibet, na África, na Colômbia, na Índia e na Palestina. A dimensão do ENSINAI é uma consequência da missão e se traduz através da vivência e da comunicação de valores que façam sobressair a dignidade da pessoa humana desde a sua concepção ao seu ocaso e como luta contra a ignorância, a pobreza e todas as formas de escravidão. A Universidade Vita-Salute – San Raffaele, em Milão, com suas faculdades de Filosofia, Psicologia, Medicina e, num Centro de Patrologia, são um grande testemunho de amor à pesquisa, vista de forma transversal para poder melhor compreender “Quem é o ser humano?”. Aqui no Brasil, as mais de 20 residências médicas consolidam ainda mais o aspecto ENSINAI constantes em nossa missão.
Finalmente, a dimensão do CURAI é aquela para a qual estão voltados a missão e o ensino, cujo objetivo principal é a cura do ser humano na sua integralidade (bio-psico-espiritual). Todos os nossos colaboradores, de todas as áreas e unidades, são instigados a promover a cura como uma forma concreta do exercício da Medicina Sacerdócio, que cabe a todos, independentemente da função que exerça na Obra, segundo o imperativo do mandato evangélico: “Ide, ensinai e curai”. Podemos dizer que os Sigilli são a alma do Monte Tabor e tudo quanto, ao longo desses mais de 45 anos, vêm realizando em prol do ser humano, nos mais diversos lugares e situações. Não se trata de uma bela retórica, muito embora, tenhamos, nos escritos do Fundador, D. Luigi Verzé, uma fonte inesgotável de inspiração, mas, antes, se trata de transformar a Fé em Obras.
O Brasil, especialmente, a Bahia, ao longo dessas mais de quatro décadas de presença operosa, é um exemplo luminoso da atualidade desse carisma que atravessou o Atlântico e fez com que aqui, nos Trópicos, fizesse florescer frutos de inegáveis sabores. Além do Hospital São Rafael, várias outras unidades surgiram ao longo dos anos, a saber: São Rafael – Flemming e Garibaldi (Av. Garibaldi), PAME (Pólo Petroquímico de Camaçari), Unidade de Emergência São Marcos, Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães – Porto Seguro, Hospital 2 de Julho (São Marcos), Hospital Regional Dantas Bião (Alagoinhas), Hospital Municipal Ana Mariani (Barra), Laboratório São Rafael (Vilas do Atlântico), Centro de Oncologia Ir. Ludovica Sturaro (Pau da Lima) e a Unidade Onco (Pituba), além, é claro, das diversas iniciativas sociais como Missão Barra, Creche Amor ao Próximo, Escola de Técnicos em Enfermagem São Rafael etc.
Somente quem de perto acompanhou, ao longo dos anos, o desabrochar dessa frondosa árvore poderá avaliar com acuidade a intencionalidade, a seriedade, o pioneirismo e a fé com que tudo isso foi e continua sendo gerido. A Comunidade Sigilli continua mais atual do que nunca, porque está plantada sobre a rocha firme que é Cristo e seus ensinamentos e está aberta ao futuro com todos os seus inevitáveis desafios.
A Comunidade Sigilli está aberta para receber pessoas maduras que se identifiquem com esse carisma de trabalhar pela Saúde Integral do Ser Humano. Na Declaração do Milênio, promulgada pelo ONU, entre as oito principais metas a serem alcançadas para o mundo tornar-se um lugar melhor, três delas dizem respeito à SAÚDE. A messe é grande e poucos são os operários, já dizia Jesus há mais de dois milênios. Coragem, disse também Ele, não tenhais medo!