
O Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, fundado em 6 de agosto de 1974, pelo professor e sacerdote italiano D. Luigi Maria Verzé, é uma associação sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistencial, com sede em Salvador-BA, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, reconhecida de utilidade pública pelos governos federal, estadual e municipal.
A instituição desempenha suas atividades inspirada no mandamento evangélico “Ide, ensinai e curai” (Mateus 10.8), atuando conforme o conceito cristão de Medicina e de Assistência, explicitado no Art. 4º de seu estatuto, que diz:
“Art. 4º – O Monte Tabor Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária tem por finalidade:
- I. criação e manutenção de estabelecimentos médico-hospitalares e assistenciais;
- II. realização de cursos de formação profissional;
- III. formação de pessoal especializado em instituições na área da saúde e assistencial, inteiramente inspirado no mandamento evangélico “CURAI OS DOENTES” (Mt. 10.8), assimilando e colaborando com as iniciativas eclesiásticas e legais dentro de um conceito cristão de Medicina e Assistência;
- IV. desenvolvimento da assistência médico-hospitalar;
- V. desenvolvimento do ensino e da cultura científica;
- VI. formação espiritual;
- VII. atendimento às camadas sociais menos favorecidas, de acordo com os princípios deste estatuto;
- VIII. promoção do voluntariado.

A preocupação com as questões sociais que assolam o planeta era uma característica marcante que ajudou a formar a personalidade do professor e sacerdote italiano, Luigi Maria Verzé, desde a sua infância. A vontade de operar mudanças e promover o desenvolvimento social e humano só era menor que a crença na necessidade de edificação, em todo o planeta, do homem integral, à imagem de Deus, uma busca perseguida até hoje, fazendo da Medicina definitivamente um dos principais elos entre a ciência e o sacro. Assim, se ordenou sacerdote aos 28 anos e transformou a mensagem “Ide, Ensinai e Curai” em uma bandeira de vida. A batalha começou na Itália com a criação de centros de assistência, que permitiram, décadas depois, o surgimento da Associazione Monte Tabor, dando vida à Fondazione San Raffaele e, consequentemente, ao Ospedale San Raffaele. Em seguida, fundou a Universidade Vita-Salute e o DIBIT (Departamento de Biotecnologias), em Milão.

As ações de D. Luigi Verzé ultrapassaram as fronteiras da Itália e, em meados da década de 1970, chegaram ao Brasil. Com a ajuda das Sigillis, fundou o Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, na Bahia e revolucionou a medicina local. A partir de então, as conquistas não pararam mais. Em 1980, foi fundado o Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia, em 1985, foi a vez de inaugurar o Poliambulatório, com Centro Diagnóstico e, no início da década de 1990, o Monte Tabor inaugurou o Hospital São Rafael.
Atualmente, este hospital mantém a tradição do serviço médico de excelência oferecido pelas instituições europeias. Além do Hospital São Rafael, o Monte Tabor já geriu na Bahia, o Hospital 2 de Julho, as Unidades Fleming, Garibaldi e Onco, além do Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro, em Salvador, a Unidade São Rafael Vilas, em Lauro de Freitas, na região metropolitana, e o Hospital Ana Mariani, na Barra-Ba.

Como Organização Social, o Monte Tabor colaborou com o Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador na gestão e administração de estruturas públicas, como o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães , em Porto Seguro (até 31/08/2015), o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, e a Unidade de Emergência São Marcos, em Salvador, até 2016.
No campo da pesquisa, o Monte Tabor foi responsável, em 2009, pela criação do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael, um dos oito Centros de Terapia Celular credenciados pelo Ministério da Saúde para o manejo de células-tronco em nível de boas práticas de manufatura (GMP – good manufacture practice).
Todas estas conquistas comprovam a referência nacional em assistência, ensino, pesquisa e participação social do Monte Tabor na Bahia.